Os Protótipos Latino-Americanos de Prostitutas e Esposas na Minissérie “Amorteamo”: Continuidades Reforçadas e Tentativas de Ruptura

Autores

  • Anderson Lopes da Silva Chulalongkorn University

Palavras-chave:

ficção televisiva, melodrama, protótipos de gênero, mulheres

Resumo

O artigo toma a minissérie brasileira “Amorteamo” como seu objeto empírico central ao discutir os protótipos melodramáticos latino-americanos da prostituta e da esposa. O objetivo principal é identificar as continuidades reforçadas e as tentativas de ruptura nas imagens melodramáticas analisadas. A revisão da literatura e o arcabouço teórico abordam estudos sobre a representação de prostitutas e esposas na ficção televisiva, considerando, principalmente, os protótipos melodramáticos discutidos por Oroz e Cassano Iturri. A metodologia adota uma perspectiva multimetodológica ao examinar as dimensões descritivas e interpretativas, bem como os aspectos visuais e sonoros das cenas. Os resultados destacam as contradições intrínsecas do melodrama televisivo, particularmente evidentes em três personagens: Dora, a prostituta (em seu suicídio como uma continuidade reforçada da punição moral e do destino “merecido” às prostitutas), e Lena e Arlinda, as esposas (em suas tentativas simbólicas de se afastarem do tradicional “felizes para sempre” que permeia a vida matrimonial de ambas).

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Publicado

2023-06-30